terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que é Kundalini?



   


Kundalini (em sânscrito: Kundaliní) é o poder espiritual ou físico (dependendo da linhagem esotérica ser espiritualista ou naturalista) primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras.
Deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente". É a energia do Universo em seu aspecto Purna-Shakti, total, como potencial, sendo o Prana-Shakti o aspecto biológico, ou físico  como calor, eletricidade, etc.
O termo é feminino, deve ser sempre acentuado e com pronúncia longa no í final. Muitos por a considerarem sagrada, grafam o nome com "K" maiúsculo. O símbolo docaduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundalini.
Segundo a crença, enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada. O "despertar" da energia divina Shakti Kundalini requer a orientação de um mestre realizado, para que o ativamento e desenvolvimento sejam apropriados e conduzam à meta suprema do Yoga que é o samádhi.
É também tema de estudo no campo da psicologia onde a reputam de difícil condução com a disciplina e maturidade que são requeridas para esse intento, pois é um conceito oriental, com outros significantes, e sem paralelos com a psicologia. Não existem evidências científicas que corroborem as alegações da Kundalini.

Referências

  • Avalon, Arthur Avalon. The Serpent Power
  • KRISHNA, Gopi e HILLAMANNO, James. "O despertar da kundalini". Pensamento.
  • KRIPANANDA, Swami. The Sacred Power. New York: Siddha Yoga Publication, 1995.
  • SIVANANDA, Swami. Kundalini Yoga. Buenos Aires: Editorial Kier, 1995.





Nenhum comentário:

Postar um comentário